sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Arquimedes e a Alavanca

"Se me derem uma alavanca e um ponto de apoio, eu moverei o mundo."


História:


A História do Arquimedes começou no século III antes de cristo, ele foi um grande engenheiro, matemático e físico. Com as invasões dos romanos à cidade de Siracusa, Arquimedes fez um projeto e construiu alguns dispositivos de guerra destinados à defesa da cidade e ao contra-ataque, que causou muitos prejuízos, principalmente nas embarcações de seus inimigos que invadiam Siracusa. Com estes dispositivos, Arquimedes conseguiu manter os romanos afastados por cerca de três anos.
Arquimedes teve muitas invenções e podemos destacar uma delas que são as alavancas que até hoje é estudado na física.


Tipos de alavancas e exemplos do dia-a-dia:


Interpotente - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra tem o objeto que a gente quer aplicar a força. A força aplicada fica no meio. Exemplo: pinça de cabelos.





Interfixa - Quando uma das pontas da alavanca tem o objeto que a gente quer aplicar a força e na outra aplicamos a força. O ponto fixo fica no meio. Exemplo: tesoura.






Interresistente - Quando uma das pontas da alavanca esta fixada e na outra aplicamos a força. O objeto que queremos aplicar a força fica no meio. Exemplo: quebra-nozes.




Principio da Alavanca:


Todas as alavancas seguem o mesmo princípio: com uma força P aplicada no braço maior (b) é possível equilibrar uma força maior, R, que esteja na ponta do braço menor (a), já que o produto P x b é igual ao produto R x a.

Alavanca é uma barra que pode girar em tôrno de um ponto de apoio. Quando você usa um pedaço de pau para deslocar uma pedra ,um quebra-nozes para abrir castanhas ou uma pinça de confeitaria para pegar um doce você está usando uma alavanca.

Arquimedes ao descobrir as leis das alavancas afirmara: "Dêem-me um ponto de apoio e eu levantarei o mundo".

Alavanca é um objeto que é usado para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto.
Alunos: Ana Caroline, Aline, Karolina, Kevin.




Um comentário: